Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
A partir desta quinta-feira os três Batalhões de Operações Especiais (BOEs) do Rio Grande do Sul passam a serem denominados 1º, 2º e 3º Batalhões de Polícia de Choque (BPChoque), localizados em Porto Alegre, Santa Maria e Passo Fundo, respectivamente. A mudança de designação foi oficializada hoje, em uma cerimônia em Porto Alegre, junto com a instalação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que antes era a Tropa de Elite da Brigada Militar.
Ex-comandante da BM na Região Central assume cargo de chefe do Estado-Maior no Estado
De acordo com o Major Paulo Antônio Flores, comandante do 2º BPChoque, que fica em Santa Maria, operacionalmente a unidade continuará cumprindo as mesmas funções do antigo BOE.
- A mudança vem para acompanhar uma doutrina nacional e a questão de especialização que as unidades operacionais tinham. Nós continuaremos no mesmo trabalho, realizando o policiamento ostensivo, por meio das patrulhas táticas, e também a atuação em choque e em outras missões que o comando designar. Já o Bope ficou com ocorrências de mais alto risco, que envolvem reféns e explosivos, por exemplo - explica o Major, que participou da cerimônia em Porto Alegre.
Decreto que flexibiliza a posse de armas de fogo no Brasil gera dúvidas e polêmicas
Já o Bope englobará o efeito do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). As ações serão subsidiadas pela seção de inteligência, com o objetivo de aumentar a efetividade.
O decreto das alterações oficializadas hoje foi assinado pelo ex-governador José Ivo Sartori em 20 de dezembro de 2018.